quinta-feira, 23 de março de 2017

marketing juridico

realidade começou a se alterar: as bancas passaram por um processo de crescimento acelerado, devido à era das grandes privatizações e fusões. Nesse momento, iniciou-se uma preocupação relacionada à comunicação, porém de forma muito simplista e “caseira”, sem despertar grande atenção por parte das bancas. Já no final dos anos 90 é que os conceitos de marketing jurídico começaram a surgir de forma mais definida, profissional e aplicável.


A concorrência despertou o interesse dos escritórios pela comunicação integrada, planejada como ferramenta de diferenciação, que visa trazer resultados de imagem para a organização e, conseqüentemente, financeiros. Também nessa época é que se iniciaram as discussões com relação ao capítulo que trata de publicidade no Código de Ética da OAB, bem como os estudos de como utilizar – de forma ética – o marketing jurídico para o crescimento, desenvolvimento e expansão dos escritórios. 5.2


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 Conceito de Marketing Jurídico Marketing jurídico ainda é um conceito pouco explorado e analisado na esfera da grande ciência do marketing. Bertozzi (2003) diz que os conceitos de comunicação no mundo jurídico sempre foram subdesenvolvidos, mas que – devido à concorrência e à massificação da profissão – a tendência é que os advogados comecem a se interessar por esse assunto, assim como vem acontecendo em outros países.



 Um dos primeiros e principais estudiosos do país sobre o tema, Bertozzi (2003, p. 29) define marketing jurídico como “todos os esforços estratégicos de marketing dentro da comunidade jurídica, utilizando os instrumentos de acordo com o Código de Ética da OAB”. Bertozzi (2003, p. 26) ainda afirma que "a finalidade do marketing jurídico é servir de elo conclusivo entre o mercado (demandas jurídicas possíveis) e os advogados, criando e oferecendo serviços de valor definitivamente percebidos pelos clientes”. Desta forma, o conceito e as práticas relacionados ao marketing jurídico são extremamente importantes e relevantes para os escritórios e profissionais que desejam se diferenciar da concorrência, obter uma marca consolidada e reconhecimento por parte dos

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