realidade começou a se alterar: as bancas passaram por um processo de crescimento
acelerado, devido à era das grandes privatizações e fusões. Nesse momento, iniciou-se uma
preocupação relacionada à comunicação, porém de forma muito simplista e “caseira”, sem
despertar grande atenção por parte das bancas. Já no final dos anos 90 é que os conceitos de
marketing jurídico começaram a surgir de forma mais definida, profissional e aplicável.
A
concorrência despertou o interesse dos escritórios pela comunicação integrada, planejada
como ferramenta de diferenciação, que visa trazer resultados de imagem para a organização
e, conseqüentemente, financeiros. Também nessa época é que se iniciaram as discussões
com relação ao capítulo que trata de publicidade no Código de Ética da OAB, bem como os
estudos de como utilizar – de forma ética – o marketing jurídico para o crescimento,
desenvolvimento e expansão dos escritórios.
5.2
site no google
loja no google
seo loja virtual
criar mini site
Conceito de Marketing Jurídico
Marketing jurídico ainda é um conceito pouco explorado e analisado na esfera da
grande ciência do marketing. Bertozzi (2003) diz que os conceitos de comunicação no
mundo jurídico sempre foram subdesenvolvidos, mas que – devido à concorrência e à
massificação da profissão – a tendência é que os advogados comecem a se interessar por
esse assunto, assim como vem acontecendo em outros países.
Um dos primeiros e principais estudiosos do país sobre o tema, Bertozzi (2003, p. 29)
define marketing jurídico como “todos os esforços estratégicos de marketing dentro da
comunidade jurídica, utilizando os instrumentos de acordo com o Código de Ética da
OAB”.
Bertozzi (2003, p. 26) ainda afirma que "a finalidade do marketing jurídico é servir de
elo conclusivo entre o mercado (demandas jurídicas possíveis) e os advogados, criando e
oferecendo serviços de valor definitivamente percebidos pelos clientes”.
Desta forma, o conceito e as práticas relacionados ao marketing jurídico são
extremamente importantes e relevantes para os escritórios e profissionais que desejam se
diferenciar da concorrência, obter uma marca consolidada e reconhecimento por parte dos
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