quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Aeromodelo

2.3    Motor

A função do motor é acelerar o avião e equilibrar a resistência do ar, permitindo que ele mantenha velocidade em vôo horizontal.
Os principais tipos de motor utilizados em aeromodelismo são:
·         Elástico (normalmente de vôo livre);
·         Combustão interna;
·         Elétricos;
·         Turbina;
·         Ar comprimido.
Dentre os elétricos, atualmente a tendência, não apenas em aeromodelismo, mas também em carros, motocicletas e outros veículos elétricos, é a utilização de motores trifásicos sem escovas (brushless), mais eficientes, leves e duráveis que os tradicionais com escovas de carvão.
A escolha do motor deve ser cuidadosa porque um motor muito pequeno não consegue ter força suficiente para vôo, muito grande ficará pesado demais para um vôo satisfatório. aero modelo

2.4    Planadores


Nem todo avião tem motor, os planadores conseguem voar por horas apenas aproveitando as correntes de ar causadas por montanhas ou ar quente subindo do solo, ou alguns minutos quando lançados com elástico.
Para quem tem uma encosta compatível com este tipo de vôo próximo de casa é uma boa forma de se iniciar no aeromodelismo, pois é possível montar planadores bem simples e resistentes para aprender a voar.
Também é possível aprender a pilotar com planadores em locais planos, mas o aprendizado pode ser um pouco complicado pelo tempo de vôo curto.
Os planadores se dividem em diversas categorias de acordo com a utilização, dentre elas se destacando: aeromodelismo online
Termais: normalmente lançados através de reboque por hi-start (elástico e linha de nylon), guincho ou avião motorizado.  A prioridade destes modelos geralmente é a eficiência e leveza.
·         DLG (Discus Lauched Glider – planador lançado em disco) : lançados manualmente através da rotação, como no lançamento de discos em atletismo, com um pouco de prática alcançam mais de 30m de altura no lançamento, voando em térmicas a partir disto. A prioridade no projeto é o tamanho, que não pode ser exagerado, e a resistência para suportar o enorme esforço.
·         Encosta: aproveitando os ventos ascendentes formados nas encostas, estes planadores geralmente são mais rápidos e precisam ter resistência para enfrentar pousos difíceis na pouca área que geralmente há disponível.



·         PSS (Power Slope Soarer – Planador de Encosta “Potente”): normalmente como construir um aeromodelo


Figura 4 - Planador rádio-controlado


são planadores de encosta que imitam aviões normalmente motorizados, como caças da segunda-guerra mundial, aviões comerciais, bombardeiros, etc.

·         Asas voadoras: com desenho simples e construção robusta, estes planadores são muito usadas em competições de combate onde o objetivo é atingir e derrubar os oponentes, que normalmente não sofrem danos reais.

2.3    Aeromodelos de voo livre

Algo que muitos iniciantes não percebem é que nem sempre é preciso algo sofisticado para se divertir com aeromodelos.
Aeromodelos de voo livre podem ser lançados com elásticos, à mão, rebocados ou voar com propulsão por hélice alimentada pela força de um elástico torcido, e vão desde modelos simples que podem ser produzidos com poucos reais de gastos até modelos sofisticadíssimos para participar de competições.
A Casa Aerobrás e a Guillow’s são dois fabricantes tradicionais cujos kits são encontrados à venda em várias lojas de modelismo.
Além deles, nossa seção de plantas possui diversas categorias de modelos de voo livre. Algumas principais categorias de voo livre são:
·         Propulsão a elástico: esta categoria pode ser dividida em uma série de outras, como P30, P40, Wakefield, escala, etc., mas o principal é que eles têm hélice e elástico, que após “carregado” com um grande número de voltas armazena energia mecânica suficiente para vôos de mais de um minuto;
·         Planadores:são modelos de voo livre sem propulsão, podendo ser lançados manualmente ou rebocados, geralmente possuem desenho suave e são bem leves para obter o máximo de desempenho;
·          CLG: pequenos planadores, geralmente de balsa rígida, feitos para lançamento com elástico (catapulta), podendo atingir facilmente mais de 20m no lançamento; curso de aeromodelismo
Lembre-se: um bom modelo de voo livre te dará muito mais alegria do que um modelo motorizado e rádio-controlado ruim como o da lista do “não comprar” acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário