2.3 Motor
A função do
motor é acelerar o avião e equilibrar a resistência do ar, permitindo que ele
mantenha velocidade em vôo horizontal.
Os
principais tipos de motor utilizados em aeromodelismo são:
·
Elástico (normalmente de vôo livre);
·
Combustão interna;
·
Elétricos;
·
Turbina;
·
Ar comprimido.
Dentre os elétricos, atualmente a tendência, não apenas em aeromodelismo, mas também em carros, motocicletas e outros veículos elétricos, é a utilização de motores
trifásicos sem escovas (brushless), mais eficientes, leves e duráveis que os
tradicionais com escovas de carvão.
A escolha do
motor deve ser cuidadosa porque um motor muito pequeno não consegue ter força
suficiente para vôo, muito grande ficará pesado demais para um vôo satisfatório. aero modelo
2.4 Planadores
Nem todo avião tem motor, os planadores conseguem voar por horas apenas aproveitando as correntes de ar causadas por montanhas ou ar quente subindo do solo, ou alguns minutos quando lançados com elástico.
Para quem tem
uma encosta compatível com este tipo de vôo próximo de casa é uma boa forma de
se iniciar no aeromodelismo, pois é possível montar
planadores bem simples
e resistentes para aprender a voar.
Também é
possível aprender a pilotar com planadores em locais planos, mas o aprendizado
pode ser um pouco complicado pelo tempo de vôo
curto.
Os planadores se dividem em
diversas categorias de acordo com a
utilização, dentre elas se destacando: aeromodelismo online
Termais: normalmente lançados através de reboque por hi-start (elástico e
linha de nylon), guincho ou avião motorizado.
A prioridade destes modelos geralmente é a eficiência e leveza.
·
DLG (Discus
Lauched Glider – planador lançado em disco) : lançados manualmente através da rotação, como no lançamento de discos
em atletismo, com um pouco de prática alcançam mais de 30m de altura no
lançamento, voando em térmicas a partir disto. A prioridade no projeto é o
tamanho, que não pode ser exagerado, e a resistência para suportar o enorme esforço.
·
Encosta:
aproveitando os ventos ascendentes formados nas encostas, estes planadores
geralmente são mais rápidos e precisam ter resistência para enfrentar pousos
difíceis na pouca área que geralmente há disponível.
·
PSS (Power Slope Soarer – Planador
de Encosta “Potente”): normalmente como construir um aeromodelo
Figura 4 - Planador rádio-controlado
são planadores
de encosta que imitam aviões normalmente motorizados, como caças da
segunda-guerra mundial, aviões comerciais, bombardeiros, etc.
·
Asas
voadoras: com desenho simples e construção robusta,
estes planadores são muito usadas em competições de combate onde o objetivo é
atingir e derrubar os oponentes, que normalmente não sofrem danos reais.
2.3 Aeromodelos de voo livre
Algo que muitos iniciantes não percebem é que nem sempre é preciso algo sofisticado para se divertir
com aeromodelos.
Aeromodelos
de voo livre podem ser lançados com elásticos, à mão, rebocados ou voar com
propulsão por hélice alimentada pela força de um elástico torcido,
e vão desde modelos simples
que podem ser produzidos com poucos
reais de gastos até modelos sofisticadíssimos para participar de competições.
A Casa
Aerobrás e a Guillow’s são dois fabricantes tradicionais cujos kits são
encontrados à venda em várias lojas de modelismo.
Além deles, nossa seção de plantas possui diversas categorias de
modelos de voo livre. Algumas principais categorias de voo livre são:
·
Propulsão
a elástico: esta categoria pode ser dividida em uma série de outras, como P30,
P40, Wakefield, escala, etc., mas o principal é que eles têm hélice e elástico,
que após “carregado” com um grande número de voltas armazena energia mecânica
suficiente para vôos de mais de um minuto;
·
Planadores:são modelos de voo
livre sem propulsão, podendo ser lançados manualmente ou rebocados, geralmente
possuem desenho suave e são bem leves para obter o máximo de desempenho;
·
CLG:
pequenos planadores, geralmente de balsa rígida, feitos para lançamento com
elástico (catapulta), podendo atingir facilmente mais de 20m no lançamento; curso de aeromodelismo
Lembre-se: um bom modelo de voo livre te dará muito mais alegria do que um
modelo motorizado e rádio-controlado ruim como o da lista do “não comprar” acima.
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