terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Como cantar

O aquecimento vocal e corporal deve ser leve e ter duração de 15 a 20 minutos. Jamais deve- se fazer aquecimento vocal ao ponto de cansar a voz.
PASSOS DO AQUECIMENTO

ALONGAMENTO:

Deve ser feito lenta e conscientemente, por aproximados 5 minutos.

1-    Exercício do talvez, sim e não para o pescoço: Com ombros relaxados e mãos na cintura, pender a cabeça lentamente para o lado direito (ouvido no ombro) e para o lado esquerdo, repetindo algumas vezes (talvez); pender lentamente a cabeça para frente e para trás com a boca semi aberta, sem forçar a nuca, repetindo algumas vezes (sim); girar a cabeça lentamente para a esquerda e depois para a direita (não).
2-     Circular de ombros: com movimentos primeiro o direito cinco voltas para trás, e cinco voltas para frente. Com o ombro esquerdo a mesma movimentação. Circular os ombros juntos para trás devagar três vezes e para frente três vezes.
3-    Espreguiçar com os pés firmes no chão, esticando os braços para cima, e com os joelhos levemente flexionados soltar o tronco para frente, relaxando bem a nuca. Voltar lentamente, começando o movimento com o abdômen, mantendo a cabeça pendida e relaxada, e como se estivesse desenrolando o corpo a partir da coluna lombar, a última coisa a levantar é o pescoço e cabeça. Depois erguer os braços e espreguiçar respirando fundo e relaxar (pode espreguiçar fazendo som).

REVIGORAÇÃO:

Exercícios “polichinelo”: Pulos alternados abrindo as pernas e jogando os braços para cima simultaneamente, batendo palmas no alto, e inspirando, em seguida voltando a unir pernas enquanto relaxa os braços e expirando. Fazer 5x no máximo, o suficiente para revigorar e proporcionar energia. aulas de canto online
RESPIRAÇÃO (5 minutos):

1-    Soltar o ar e inspirar tranquilamente 3x.
2-    Apneia: Inspirar em 4 tempos, reter o ar em 4 tempos, soltar em 4 tempos e contar sem ar 4 tempos. Repetir a sequência 3 vezes. aula de canto



3-    Controle de saída de ar: Inspirar em três tempos e soltar com som de “s” em 3 tempos iguais, depois soltar em 5, 7, 9 tempos. Voltar a inspirar após os tempos, mesmo que ainda tenha ar contido. Pode-se terminar esta etapa inspirando em três tempos e soltar contando os tempos que puder aguentar. como aprender a cantar
4-     Controle de entrada de ar: Inspirar dividindo a inspiração em 3 entradas diferentes. Soltar em s, x, f. A quantidade máxima de ar tem que ser a mesma do exercício anterior. (ficar atento para não deixar a respiração subir para o ombro).
5-    Respiração de estimulação diafragmática: Inspirar em três tempos e soltar com som de “s” em 5, 10, 15 e 20 tempos staccato (interrompendo o ar a cada tempo contado).
6-  Finalmente, fazer a respiração “cachorrinho”: de boca fechada, para estimular o diafragma e músculos abdominais. aula de canto online

VOCALIZES (5 a 10 minutos):

1-    Glissando: inspirar e produzir som com "BR", começando do som mais grave e subindo gradativamente até o mais agudo da voz, voltando ao grave da mesma forma, como uma escala, sempre respeitando sua tessitura e suavemente.

2-    Inspirar o emitir a expressão “HUM”, bem leve, mastigando ao mesmo tempo, em uma nota continua na região média da voz. Depois, sem “mastigar”, em escalas simples descendentes, por exemplo, do sol ao dó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário